O resgate do sentido de educar é uma busca ao interior de si, com um olhar mais amoroso, sensível e responsável sobre a vida, visando o desenvolvimento integral do ser – espírito e corpo, inteligência, sensibilidade, sentido estético e responsabilidade pessoal.



sábado, 15 de outubro de 2011

Cada um a sua maneira: ser professor



No dia de hoje, 15 de outubro não poderia deixar de citar Nóvoa (1992) quando aborda a ação e o saber dos professores e questiona - Por que é que fazemos o que fazemos na sala de aula? Defende o autor que a resposta evoca uma mistura de vontades, gostos, experiências e até acasos que consolidaram gestos, rotinas e comportamentos com os quais cada um a sua maneira se identifica.
Salienta o autor que:
A maneira como cada um de nós ensina está diretamente dependente daquilo que somos como pessoa quando exercemos o ensino. Eis-nos de novo face à pessoa e ao profissional, ao ser e ao ensinar. Aqui estamos . Nós e a profissão. E as opções que cada um de nós tem de fazer como professor, as quais cruzam a nossa maneira de ser com a nossa maneira de ensinar e desvendam na nossa maneira de ensinar a nossa maneira de ser. É impossível separar o eu profissional do eu pessoal (NÓVOA, 1992, p.17).