O resgate do sentido de educar é uma busca ao interior de si, com um olhar mais amoroso, sensível e responsável sobre a vida, visando o desenvolvimento integral do ser – espírito e corpo, inteligência, sensibilidade, sentido estético e responsabilidade pessoal.
Usei esse vídeo numa palestra que fiz ontem sobre Resgate de Valores e não poderia deixar de compartilhar para encerrar a semana do julgamento do mensalão no STF !!
Resgatando o Educador: Buscar em si o sentido de educar, um caminho na formação de professores.
A busca de um saber viver a própria existencialidade, proporciona a reflexão sobre si mesmo e um olhar retrospectivo e prospectivo de quem somos, pensamos, fazemos, valorizamos e desejamos na nossa relação conosco, com o outro, o ambiente e o mundo.
Reencontrar o ser de valor em si:
A proposta de formação de professores - Resgatando o Educador: buscar em si o sentido de educar propicia a atitude reflexiva e desenvolve atividades com valores, a partir disso os profissionais tornam-se mais do que professores que falam sobre valores, pois reencontram o ser de valor em si.
O resgate de valores:
A proposta de resgate de valores adormecidos faz ressurgir atitudes e comportamentos inatos em substituição a antigas posturas e pensamentos. As atividades constantes do projeto – O resgate de valores: um caminho em busca da qualidade e excelência profissional na Gestão de Pessoas- propiciam um caminho de transformação interior que por via de consequência se manifesta conscientemente nas ações dos profissionais.
A religação ética:
O projeto - A religação ética através do resgate de valores: um caminho na formação de professores para educação das futuras gerações -proporciona a reflexão e o resgate dos preceitos de autoética através dos valores universais visando reativar potencialidades altruístas e comunitárias que se manifestem em atitudes e comportamentos.
O RESGATE DE VALORES: Uma Necessidade Premente
O Projeto O RESGATE DE VALORES: Uma Necessidade Premente - A religação ética através do resgate de valores como caminho na formação de professores para educação das futuras gerações - tem cunho sócio-educativo, alicerçado no resgate e afirmação de valores socialmente desejáveis para uma vida harmônica e salutar; visa contribuir para estruturação e manutenção de comportamentos calcados nos valores de convivência, maximizando o potencial aprendente e relacional do indivíduo, balizados por aspectos positivos.
Valores: usinas de comportamento.
Os valores são “usinas de comportamentos sociais convergentes”, porque são internalizados como bens coletivos que favorecem a todos. Assim guindados à condição de “locomotivas sociais”, vão se tornando leis em sentido natural, com um poder de persuasão ou uma vis atrativa ainda maior que a resultante das leis em sentido estatal positivo.
Advogada,Especialista em Ciências Penais, Mestre em Educação, professora, pesquisadora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da PUCRS. Atualmente trabalho com os projetos - Resgatando o Educador: buscar em si o sentido de educar, um caminho na formação de professores; – O resgate de valores: um caminho em busca da qualidade e excelência profissional na Gestão de Pessoas; - A religação ética através do resgate de valores: um caminho na formação de professores para educação das futuras gerações.
Para implantação dos projetos e demais informações no endereço cemvarella@gmail.com
Publicação do artigo - Educação continuada: um interesse institucional na construção da inteireza dos docentes de programas de Doutorado em Educação de Universidades do Rio Grande do Sul - referente ao trabalho apresentado no X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho, 2009, disponível no endereço:
Espiritualidade e inteireza do ser: um processo de autoformação na investigação científica.
Dissertação de Mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGE/PUCRS) está disponibilizada no endereço:
Inteireza do ser: um processo educativo de autoformação do ser humano professor
Artigo publicado pelo Grupo de Pesquisa “Educação para a Inteireza: um (re) descobrir-se” - Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCRS. Disponível no endereço:
No entrelaçamento dos fios uma perspectiva para melhor compreensão do fenômeno investigado.
Artigo publicado no livro:Tessituras Pedagógicas da produção discente e análise textual discursiva e outros textos. Silva, Alex S.(organizador). Editora Manas.2009.Disponível no endereço: