O resgate do sentido de educar é uma busca ao interior de si, com um olhar mais amoroso, sensível e responsável sobre a vida, visando o desenvolvimento integral do ser – espírito e corpo, inteligência, sensibilidade, sentido estético e responsabilidade pessoal.



quarta-feira, 2 de junho de 2010

Compreensão pesssoal:



Na perspectiva do desenvolvimento do professor como compreensão pessoal estamos numa outra “visão do mundo”, “numa visão do homem” como pessoa integrada, organismo vivo que pensa, sente e responde às circunstâncias, não directa e linearmente, como processador neutral de informação ou agente racional e simplificado, mas antes, como estrutura global em que um nível ( o da acção, por exemplo) é mediado pela totalidade da pessoa. ( FORMOSINHO, 2009, p.232)

2 comentários:

  1. FORMOSINHO, João (coord.). Formação de Professores. Aprendizagem profissional e acção docente. PORTO EDITORA LDA, Porto: Portugal,2009.

    ResponderExcluir
  2. Penso que as palavras de Formosinho são proteicas para que façamos UM MOVIMENTO VOLTADO para dentro,ou seja:um exercício de ENXERGA, de forma lúcida e espiritualizada no sentido global,inteiro. É um processo que necessita atenção,cuidado e modos de ser voltado para a essência da nossa humanidade.

    ResponderExcluir